O Betão Celular é um produto homogéneo que se obtém mediante a mistura de água, cimento, e um agente espumogéneo (introdutor de ar) que facilita a sua homogeneização.
As proporções destes elementos são variáveis em função do tipo de BETÃO CELULAR que se pretende obter.
PROPRIEDADES
Isolamento térmico e acústico;
Rapidez de execução do trabalho;
Reação ao fogo — Incombustível;
Pode pisar-se após 2 a 4 dias, dependendo da temperatura e humidade relativa do ar aquando da aplicação;
Inalterável: as suas características não se modificam com o tempo;
Facilidade de acesso a instalações técnicos recobertas com Betão Celular em caso de reparação ou substituição;
Ensaiado pelo ITeCons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção — Universidade de Coimbra)
DOMÍNIOS DA APLICAÇÃO
Enchimento de pisos técnicos com necessidade de redução de peso, camadas de forma em coberturas invertidas, etc.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
O BETÃO CELULAR é um produto homogéneo que se obtém mediante a mistura de água, cimento e um agente espumogéneo (introdutor de ar) que facilita a sua homogeneização. As proporções destes elementos são variáveis em função do tipo de BETÃO CELULAR que se pretende obter.
CARACTERÍSTICAS
O isolamento térmico é uma das características mais extraordinárias do BETÃO CELULAR. Devido à sua estrutura celular oferece uma transmissão muito baixa do calor. Isto significa que na maioria dos casos não é necessário outro tipo de isolamento para esse efeito.
O rendimento térmico do BETÃO CELULAR reduz consideravelmente a condensação e a humidade atmosférica que resulta das diferenças de temperatura ambiente.
Como isolamento acústico caracteriza-se por absorver os sons de baixa frequência sendo utilizado como camada isolamento excelente para diminuir a transmissão de sons percussão entre pisos.
CAMPOS DE APLICAÇÃO
O BETÃO CELULAR utiliza-se em todas as situações que necessitem de isolamento térmico; isolamento
acústico; isolamento fónico; enchimentos com redução de peso (terraços, pisos, etc.); e permite com facilidade o acesso aos tubos e cabos recobertos com BETÃO CELULAR em caso de necessidade de reparação ou substituição dos mesmos.
PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE DE BASE
A superfície de base deve estar limpa e isenta de “porções” não aderentes, pó, óleos e outras substâncias que possam ter um efeito não aderente.
MÉTODO DE APLICAÇÃO
O BETÃO CELULAR é aplicado com uma máquina específica para o efeito, diretamente no suporte até 80m de altura de coluna e numa extensão média de 120m.
PROPORÇÃO
A quantidade de água a utilizar, varia em função da temperatura e da humidade ambiente. A resistência à compressão depende em grande medida da densidade (dosagem de cimento)
ARMAZENAGEM
Produto não armazenável.
PRECAUÇÕES NA APLICAÇÃO
Verificar a adição do aditivo;